Centro médicoO projeto, realizado em 2004, consiste em três blocos. Os dois primeiros são conectados e utilizados como uma clínica, laboratório de análise e serviço farmacêutico com laboratório de medicamentos ainda não funcionando; O terceiro bloco consiste em salas de reuniões, cursos de formação e actualização para médicos e enfermeiros, alojamento para voluntários, quartos para estadias de carácter extraordinário e temporário, residência temporária de médicos e enfermeiros da Guiné que caem em Pátria para servir nesta nova estrutura.

A realização dessas obras tem exigido um grande empenho humano, graças ao trabalho de nossos voluntários, e econômico, graças a doações de benfeitores, bem como a doação de equipamentos radiológicos essenciais, ultra-som, dental, etc. Também é essencial o material de uso diário para as cirurgias e para os laboratórios de análise.

O laboratório farmacêutico destina-se a produzir medicamentos básicos e de baixo custo, a fim de fornecer medicamentos indispensáveis para aqueles que não podem pagá-los.

O centro médico de diagnóstico é gerido pela cooperativa de saúde "madrugada", que faz parte do actual Bispo da diocese guineense de Bissau S. E. Mons. Camnate.

Assinatura escritura de doação.

Para garantir o caráter social do trabalho os estábulos e a terra em que se levantam, foram doados pela Associação para a colaboração ao desenvolvimento básico de Guiné-Bissau de Verona, com a Diocese de Bissau.

Na foto: em 07 de dezembro de 2005, o então presidente da associação e vice-presidente atual, Prof. Roberto Corrocher, assina a escritura da doação do centro médico à diocese de Bissau, juntamente com o bispo Mons. Jos Câmnate na Bissign, na presença do atual Presidente, advogado Bortolo Brogliato.